14 de nov. de 2021

O adiamento de 'TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS' e os impactos no Brasil

Saudações Cybertronianas...


Com a recente divulgação do adiamento de TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS para 2023, surge uma grande dúvida com relação ao lançamento dos toys baseados no novo longa-metragem, pois como já bem o sabemos, muitos deles já estavam programados para serem apresentados agora no início de 2022.

Como divulgado pelo Seibertron, alguns brinquedos de TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS já foram encomendados por varejistas como a Target, que consta com muitos deles em seu sistema e previsão de lançamento em 2022. Tendo acompanhado os recentes lançamentos cinematográficos (Godzilla vs Kong, Viúva Negra, Eternos, Shang-Chi, etc.), observamos que as toylines desses filmes  foram lançadas normalmente, uma vez que, já estavam no pipeline dos estúdios. Dessa forma, diante de tudo o que foi exposto, surge a grande questão:

O que significa especificamente o adiamento de TRANSFORMERS: O DESPERTAR DAS FERAS para o mercado de toys no Brasil?

A preocupação para nós, pois o Brasil figura entre aqueles que recebem com maior regularidade e exclusividade tais produtos na América Latina. Também é importante mencionar a ABRIN, que sendo a maior feira de brinquedos latino-americana, igualmente conta como uma importante referência mercadológica para que saibamos exatamente quando e quais os novos produtos figurarão ao longo dos meses seguintes nas prateleiras de brinquedos do país.

Muito antes da pandemia, ao cobrirmos a ABRIN e também visitarmos algumas lojas de brinquedos em São Paulo, já percebíamos uma diminuição do espaço detido por Transformers. Mais recentemente, com a reabertura do comércia como um todo, visitamos algumas lojas de uma conceituada rede de brinquedos e nos deparamos com um cenário desolador e preocupantes: pouquíssimos produtos, incluindo alguns "encalhados" dos filmes Transformers: A era da extinçãoTransformers: O último cavaleiro. Salvo em algumas lojas da rede especializada Coleciona Brinquedos, que é especiaizada em atender o público colecionista, temos notado que muito poucos itens têm chegado às prateleiras, com algumas raras exceções, se levarmos em conta a distribuição de figuras anteriores.

Vale lembrar que nem mesmo os lançamentos de Transformers: Cyberverse e da trilogia Transformers: War for Cybertron, foram suficientes para criar uma hype no público em geral, o que resultou na escassez de produtos, principalmente daqueles ligados a animação trazida pela NETFLIX.

Em longas conversas com a Hasbro, finalmente - depois de muitos anos - conseguimos fazer com que o Brasil passasse a figurar entre os países agraciados com a possibilidade de pré-venda de alguns itens, como foi o caso da figura Transformers Collab: Jurassic Park, Transformers: Ghostbusters e mais recentemente o da nova toyline Transformers: Legacy. No entanto, como sabemos, não basta que apenas as figuras estejam disponíveis para os brasileiros, mas que também haja o consumo (Business are business, my friends!), para que se justifique a permanência do país no hall de importância de lançamentos, como tem ocorrido com os vários eventos de pré-estreia dos filmes, realizados aqui desde 2011 e para que tenhamos novamente as prateleiras abarrotadas de diversificadas figuras.





0 comentários:

 
Design by W. Alex. Silva
-