4 de abr. de 2022

Impressões sobre a 4ª Temporada de 'Transformers: Cyberverse'

Saudações Cybertronianas...


Em Novembro/2021 estreou no YouTube a temporada final de Transformers Cyberverse: Bumblebee Adventures, primeira série da franquia em anos a ultrapassar a barreira de três temporadas com dois episódios especiais de 44 minutos que formam a 4ª temporada. Alguns trailers divulgados mostravam o que seriam as duas épicas aventuras finais de nossos cybertronianos favoritos, com os especias "Os Imobilizadores" e "O Decepticon Perfeito".


Em "Os Imobilizadores" vemos uma cybertron declarando o fim da divisão planetária que marcou o fim da grande guerra na terceira temporada, o que dividiu autobots e decepticons em dois extremos numa aparente trégua ou guerra fria. Com a morte de Megatron, o especial possui um evento que marcaria a união do planeta com a assinatura de um tratado de paz entre os representantes de ambas facções, com os autobots Optimus Prime, Bumblebee, Windblade e Hotrod, e com os decepticons Soundwave, Shadow Stike,  Strika e Skybite. 

Porém, o grande chamariz do filme foi a reunião dos Dinobots, que não era visto em séries animadas desde a Prime Wars Trilogy (2018), formando o combinante Volcanicus contra a presença dos implacáveis mercenários, onde nesta versão saqueiam planetas inteiros através de uma arma que paralisa todos os cidadãos, para os destruir em seguida, sendo liderados (inesperadamente) pelo titã Trypticon, um grande empresário espacial segundo sua própria apresentação no filme.


Já em "O Decepticon Perfeito" temos a conclusão da problemática do multiverso e império de Megatron-x (versão em que o líder dos 'cons mata Optimus Prime, põe as mãos no allspark e começa a expansão decepticon em diferentes universos), sendo posteriormente detido pelo gigante Astrotrain o que desencadea uma guerra entre seus soldados idealizados pelo próximo líder da brigada, já que foram programados apenas com senso de obediência e dominação e são, teoricamente, invencíveis. Após o evento de abertura do "Trypticon Plaza" vemos a queda de Astrotrain quase morto fugindo da corja de Megatron-x e procurando socorro, avisando do eminente perigo. O novo conselho que comanda cybertron logo prepara uma armadura para o planeta que novamente não resiste contra a invasão deste soldados indestrutíveis.


O interessante neste ultimo episódio especial é não só a história com ritmo empolgante como também foge do padrão visto nos últimos anos, aqui os cybertronianos têm sua paz novamente amaçada após Tarn enganar Optimus Prime e tomar posse do Cortex Helm, relíquia de Onix Prime capaz de controlar os demais clones que invadiram o planeta e assim declarar novamente guerra aos autobots e tomar a liderança dos deceptions, havendo apenas um problema: Cybertronianos cansados de seguir ordens e lutar.

Dentre as inúmeras referências que os filmes possuem, a mais gritante é a presença de Tarn, personagem relativamente recente que apenas havia aparecido nos quadrinhos da IDW como líder da Divisão de Justiça Decepticon, em que era um soldado cego pela causa e continuou a lutar mesmo após o fim da guerra e rendição de Megatron. Não muito diferente em cyberverse, ele busca o poder dos remanescentes soldados e quer continuar o que Megatron começou, ainda com a personalidade manipulativa e psicótica dos quadrinhos.

Como encerramento, os especiais finalizam algumas jornadas que ainda não estavam finalizadas, como as de Soundwave e Optimus Prime,  além da possibilidade de continuar algumas outras.

0 comentários:

 
Design by W. Alex. Silva
-