5 de jul. de 2022

COSPLAYS TRANSFORMERS: Das Telas e Histórias em Quadrinhos para o mundo real

Saudações Cybertronianas...

Fonte: Cosplay Brasil / World Toy Brasil

Cosplay Bumblebee de Alexandre Henrique

Embora muitos não saibam, existem muitos fãs que além de acompanharem avidamente os filmes, os desenhos animados, os games da franquia e colecionarem os toys, dão um passo além e acabam criando Cosplays dos personagens, trazendo-os das telas e histórias em quadrinhos para o mundo real.

Como sabemos, existem muitas maneiras pelas quais os fãs têm demonstrado seu apoio e apreço às obras da cultura pop. Talvez uma das mais explícitas e populares nos dias atuais seja o cosplay. Contração das palavras em Inglês costume (traje/fantasia) e play/roleplay (brincadeira, interpretação), o cosplay é um hobby que consiste em se fantasiar de um personagem, em grande parte, ligado ao universo do entretenimento, como games, quadrinhos, filmes, séries de TV, livros e animações. Em menor escala há aqueles que caracterizam-se como figuras históricas ou a partir de criações originais.






Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.


Aos olhares desavisados a brincadeira pode parecer um tanto excêntrica, muitas vezes retratada de forma indevida e repleta de estereótipos sobre o perfil daqueles que a praticam. Com uma visão superficial, é fácil confundir o cosplay como sendo um "estilo de vida", quando se trata apenas de um hobby. No entanto basta conhecer esse universo mais a fundo para perceber que seus praticantes revelam-se pessoas comuns, que tem um dia-a-dia tão normal quanto qualquer outro. O que os diferencia, no entanto, é sua capacidade de trazer para a realidade momentos e figuras do mundo da fantasia e ficção que causam tanto fascínio entre o público. Longe de serem reclusos e isolados, os adeptos do cosplay mostram-se, em geral, altamente sociáveis; ao contrário de uma atividade meramente escapista, a prática do cosplay exige preceitos sólidos como organização, capacidade de superar desafios, explorar a criatividade e o potencial artístico nas caracterizações.


Com o sucesso da franquia, sobretudo nos cinemas, muitos fãs passaram também a fazer cosplay e ainda que no Brasil a prática seja bastante difundida, a ponto de termos alguns dos melhores cosplayers do mundo, especificamente dentro do fandom brasileiro de Transformers, vemos pouquíssimos trabalhos relacionados com os robôs cybertronianos.

0 comentários:

 
Design by W. Alex. Silva
-